Após reforma, quintal se torna parte da área social e recebe sala e cozinha

15/01/2019 - 07H16 - Texto Roberto Abolafio Junior | Produção Bruna Pereira A - A + Após reforma, quintal se torna parte da área social e recebe sala e cozinha Com a área externa transformada em prolongamento do interior deste apê paulistano, o propr

15 de Janeiro de 2019

Após reforma, quintal se torna parte da área social e recebe sala e cozinha
Quando não está em diferentes países, que visita bastante a trabalho, o economista e executivo Alberto Weisser encontra abrigo nesse apê localizado no Brooklin, em São Paulo. Originalmente, o imóvel tinha 50 m² mais um quintal. “Uma amiga sugeriu que eu deslocasse a sala e a cozinha para o exterior, e foi o começo de tudo”, conta o proprietário. Hoje, Alberto dispõe de 88 m², plenamente usados por ele e pelos filhos, Pedro, 9 anos, e André, 7, que o visitam com frequência. 

A arquiteta Vanessa Féres assina o projeto. “Para englobar a área externa, projetei uma cobertura de vidro laminado com estrutura de alumínio e panos de vidro no lugar de paredes”, explica ela, que ainda previu um corredor fora para a criação de um jardim. O living tem sofá de linhas retas, de frente para a TV, uma poltrona de Jader Almeida e uma mesa de centro com design escandinavo. Ao fundo, fica uma bancada para refeições, com cadeiras e banquetas, seguida de outra com cooktop e, embaixo, forno e micro-ondas. Há ainda frigobar, um pequeno freezer e até uma lava e seca. “Quis que os eletrodomésticos ficassem à mostra o mínimo possível”, lembra Alberto. “Com isso e elementos horizontalizados, criamos certa sensação de amplitude”, comenta a arquiteta. Ela empregou cimento queimado, fácil de manter, no piso de todo o apê e pintou as paredes de cinza. 

A partir da entrada, à frente, há um lavabo e, à direita, um caminho que leva ao quarto, cuja
cama foi desenhada por Vanessa: para acomodar os garotos, ela embutiu duas camas de solteiro na parte de baixo do móvel. “É bacana porque ficamos todos juntos”, alegra-se o pai. Outro truque da arquiteta foi criar uma estrutura de freijó com armários e uma porta que leva ao closet e ao banheiro. 

Antigo morador de uma casa de 450 m², Alberto garante não se sentir “claustrofóbico” no novo lar. “Queria espaços práticos, com boa iluminação e automatizados, além de ter um pouco de verde”, resume ele. Assim se fez.